2022
Note: For the most actual and detailed information, visit Good Food Institute:

INÍCIO – VISÃO GERAL

 
 

O Portal* “Future Food – carne sem animais de produção” foca-se nas possibilidades de substituição de produtos animais por produtos de origem não animal. Estes produtos podem ser divididos em dois grupos:

Carnes vegetarianas, bebidas não lácteas e substitutos de ovos

Estes produtos simulam e copiam os produtos de origem animal. Hoje em dia existe uma vasta gama destes produtos disponíveis no mercado. Usamos os termos, “carne vegetariana”, “bebidas de leite não lácteo” e “substitutos de ovos”.

“Carne in vitro” = “Carne Cultivada” = “Clean Meat"

Tecnologia futura:
O que se quer com este grupo de alimentos é que seja produzida carne verdadeira sem recorrer ao uso de animais. Não apenas produtos que são cópias de carne. Este processo ainda se encontra em fase de investigação e consequentemente, por enquanto, é ainda um sonho.

DINHEIRO / IMENSO POTENCIAL DE MERCADO

Market Potential

Carne: 350 mil milhões de dólares por ano em todo o mundo!

Este é o retorno anual aproximado alcançado pelo uso de carne derivada de animais como matéria-prima. Com um produto melhor, i.e., mais saudável, mais barato, com menor necessidade de recursos intensivos, sem sofrimento animal, sem quantidades enormes de estrume líquido, sem as epidemias animais, etc., um grande mercado de carne não animal está à espera de ser conquistado.

Ovos/ produtos de ovo: Entre 4 a 8 mil milhões de dólares anuais, por todo o mundo!

Os ovos inteiros que conhecemos e comemos cozidos manter-se-ão, provavelmente, no mercado, nos tempos vindouros, mas será em breve possível substituir produtos de ovo usados para confeção industrial, como clara e gema de ovo em pó, por um melhor substituto.

O nosso desafio às empresas na indústria alimentar: Não existem, simplesmente, carnes vegetarianas e produtos substitutos de ovo disponíveis internacionalmente no mercado nas quantidades necessárias! A carne cultivada poderia atrair um vasto mercado futuro. Invista uma pequena fração do potencial de mercado na investigação de hoje para que, mais tarde, você não se encontre em desvantagem!

ÉTICA

“Está na altura de deixar de matar carne e de começar a deixar crescê-la” (William Saletan)

O objetivo é acabar com o sofrimento animal, com a poluição ambiental, com a fome, com os riscos para a saúde, etc., ao não mais usar milhares de milhões de animais domésticos como máquinas de carne, leite e ovos, e substituir estes produtos por outros mais saudáveis e cuja produção é mais amiga do ambiente e desenvolvida de forma mais ética. Desenvolver uma alternativa é sempre um elemento adicional importante para qualquer passo ético progressivo. O fim da escravidão nos EUA, por exemplo, teria sido difícil de imaginar sem o desenvolvimento das máquinas agrícolas.

*O que é um Portal?
Este portal é um ponto de partida que apresenta uma visão geral de todos os aspetos da “future food” (alimentos do futuro). Hiperligações abrangentes levam-no a outras páginas que oferecem detalhes mais aprofundados acerca de cada um dos tópicos principais.