2022
Note: For the most actual and detailed information, visit Good Food Institute:

SUBSTITUIR OS PRODUTOS À BASE DE OVO

 
 

ALTERNATIVAS AOS PRODUTOS À BASE DE OVO

É difícil imaginar que o ovo cozido, que consideramos parte do nosso pequeno-almoço tradicional, poderá, num futuro próximo, ser produzido de maneira a que não envolva a galinha.

Porém, a situação altera-se radicalmente com produtos tais como os pós de clara ou de gema de ovo, que são usados para confecionar massas, mayonnaise e na panificação industrial. Aqui, é realístico e faz sentido desenvolver alternativas. Dos ovos consumidos na Europa e nos Estados Unidos, entre 30 a 40 por cento estão na forma de produtos de ovo.

As bolas de neve, que são um tipo de pastelaria recheada com uma espuma branca, são um bom exemplo do absurdo do uso atual do pó de clara de ovo:

  • As galinhas poedeiras são criadas em unidades de reprodução. Metade das aves são galinhas macho. Esta produção de galinhas cresce lentamente, tornando-a inadequada para a produção de carne. Por isso, as galinhas macho, dado que não conseguem pôr ovos, são mortas por gás ou passadas por uma máquina trituradora, imediatamente após a sua nascença.
  • As galinhas fêmea restantes são colocadas em jaulas pequenas, onde são alimentadas durante quase meio ano, até serem capazes de pôr ovos.
  • Depois disto, as galinhas passam entre 12 a 14 meses em gaiolas onde, de forma muito ineficaz, transformam alimentação em ovos. Grande parte da alimentação é usada no metabolismo dos animais, dando origem a excrementos que, obviamente, têm de ser eliminados.
  • Uma percentagem dos ovos produzidos quebrar-se-ão no processo e uma percentagem das galinhas morrerão antes do término do período de vida no qual conseguem por ovos. A criação destes animais simplesmente não compensa.
  • Quando deixam de conseguir por ovos, as galinhas são levadas para o matadouro. A sua carne não é tão popular em comparação com os frangos para carne.
  • É necessária uma infraestrutura dispendiosa para a incubação, a criação, a manutenção das gaiolas em bateria e, por fim, para a matança destes animais. Tudo isto é muito mais dispendioso do que a produção de alimentos com origem não animal/vegetarianos .
  • Para a produção de clara de ovo em grânulo, usada na confeção de confeitaria como as bolas de neve, é necessário que muitos ovos sejam partidos e que a sua gema seja separada da respetiva clara. Depois, a clara passa por um processo de pasteurização onde também lhe é retirado o açúcar. Em seguida, é feita a concentração da clara através de um método de evaporação para depois se secar o produto com um spray a 170 °C. Temos finalmente um produto que pode ser utilizado como um ingrediente óbvio para fazer bolas de neve.
  • Poderemos afirmar sem qualquer dúvida que, depois de tão extensivo método de processamento, o perigo de salmonela está descartado? As embalagens danificadas de produtos líquidos feitos à base de ovo são, por exemplo, consideradas sensíveis em termos biológicos.

Urge que um sistema destes seja melhorado, de forma a que possa produzir os produtos de ovo diretamente, i.e., sem necessidade do intermediário animal. Pareceria plausível a existência de um método mais higiénico, amigo do animal e do ambiente e sem colesterol envolvido; e, de preferência, sem a necessidade do intermediário animal.

Em anos recentes, vários produtos substitutos do ovo destinados a aplicações industriais têm vindo a ser introduzidos e esperam ser usados pela mesma indústria. Consulte as hiperligações de interesse abaixo.

HIPERLIGAÇÕES GERAIS

Good Food Institute (GFI) report on alternatives to egg products

Produtos de substituição do ovo para aplicações industriais:
Beyond Eggs – supported by Bill Gates, egg replacers, USA
Solanic (Avebe Group) – High Performance Protein, NL
Gum Technology - 3 lines of egg-replacements for the industry, USA
Fiberstar, 'Citri Fi', 'Hydro Fi', USA
Natural Products, Inc. 'Blue 100', USA
Advanced Food Systems, 'Bake Rite', USA
Alleggra (subsidiary of Unilever), NL
Penford 'PenTech™ NG', starch-based egg replacers, USA

Produtos de substituição do ovo para uso doméstico dos clientes:
Ener-G Egg Replacer (Ener-G is also available for industrial applications)
Orgran - Egg replacer 'no egg' and egg free cake and muffin mixes
The Vegg - Vegan fried eggs!

Sugestões para substituir os ovos quando está a cozinhar:
English, Pioneerthinking