2022
Note: For the most actual and detailed information, visit Good Food Institute:

PARA O MUNDO

 
 

ECOLOGIA / AMBIENTE

A produção de carne, leite e ovos através do uso de animais coloca mais pressão sobre o ambiente do que qualquer outro processo de produção de alimentos; além disso, o uso de animais para produzir alimentos é extremamente ineficaz. É também uma forma esbanjadora de recursos, que num futuro próximo não estarão tão facilmente disponíveis como estão hoje. Como resultado do aumento da população mundial e da diminuição constante das terras de cultivo, somos aqui forçados a encontrar outras formas de nos alimentarmos. Mais informação.

BEM-ESTAR ANIMAL / DIREITOS DOS ANIMAIS

Cerca de 65 mil milhões de galinhas, perus, porcos, ovelhas e patos são mortos todos os anos, por todo o mundo. Como resultado deste número astronómico, a manutenção de animais de cultura nas décadas passadas tornou-se completamente industrializada. Os animais foram despromovidos a máquinas de carne; eles são criados em condições de confinamento, muitas vezes sem que se possam mover. Ironicamente, desenvolvimentos na ciência mostram que estes mesmos animais são seres sencientes e capazes de sentir sofrimento. Isto representa uma discrepância entre a ciência e a consciencialização do bem-estar animal na sociedade por um lado, e a prática de cultura industrializada de animais por outro. Eles são diametralmente opostos. Mais informação.

ALIMENTAR O MUNDO / FOME

Comer animais significa que a cadeia alimentar, começando nas plantas e acabando nos humanos, foi alongada e por causa disso desperdiçamos muita comida que poderia ser utilizada para alimentar a humanidade. Adicionalmente, a ração usada para alimentar os animais é muitas vezes importada de países onde, não raras vezes, a fome se faz notar em grande escala. Daí o conhecido ditado popular: “o gado dos ricos come o pão dos pobres”. Mais informação.

SAÚDE

Hoje em dia, o consumo excessivo de carne está a ser cada vez mais visto como uma das maiores causas de muitas doenças típicas que atingem os humanos. Este não é o único efeito negativo que a cultura industrializada de animais representa para a saúde humana. Mais informação.